10 factos curiosos sobre a máscara

Todas as mulheres têm um tubo de máscara no seu estojo de beleza. Muito bem, por vezes têm dois tubos de máscara… ou mais. Este produto de beleza é tão essencial e irreversível que não conseguimos imaginar-nos a sair de casa sem as pestanas revestidas. Vamos fazer um tributo a este maravilhoso cosmético.
10 factos curiosos sobre a máscara
- Diz-se que a máscara é o produto de beleza mais antigo do mundo. Umas pestanas escurecidas e olhos visivelmente realçados sempre foram símbolos de atratividade desde o Antigo Egito. Aparentemente, esta tendência nada mudou desde então.
- A primeira máscara reconhecida como o primeiro cosmético colorido oficial foi desenvolvida por Thomas Lyle Williams, e, curiosamente, está estritamente relacionado com uma história de amor. A irmã de Tom estava apaixonada. Tom estava a tentar criar um produto cosmético para a sua irmã, Mabel, usar para atrair o seu interesse amoroso. Eventualmente, Tom criou um produto para realçar as pestanas que parecia ser um grande sucesso. Para resumir a história, o amado acabou por se apaixonar por Mabel, que, sem dúvida, estava mais confiante e acabou por tornar-se mais atraente para o sexo oposto. A história termina com um casamento e com a atribuição do nome Maybelline à máscara – uma combinação das palavras “Mabel” e “vaselina”, que é um dos ingredientes utilizados na produção deste cosmético. Em breve, Tom começou a criar novos cosméticos que o tornaram famoso. Hoje em dia, sabemos que a Maybelline é uma das principais marcas de cosméticos coloridos.
- A busca pela beleza pode ser paga com a própria saúde? Aparentemente, isso é possível, mesmo utilizando produtos tão discretos como uma máscara. Na década de 1920, muitas mulheres perderam a visão ou irritaram severamente a córnea devido à utilização de uma máscara chamada Lash Lure. Essa “Beleza Letal” foi rapidamente retirada das prateleiras das lojas. Na década de 1930, o Congresso americano confiscou todos os produtos da Lush Lure.
- As primeiras versões da máscara não tinham a mesma forma que conhecemos hoje. Em vez de um tubo ou um frasco, as máscaras eram vendidas em embalagens fechadas de pomada e aproximavam-se mais de uma sombra de olhos do que de uma máscara. Para preparar esta versão da máscara, primeiro teria de humedecê-la. Só então ganhou a consistência certa para que pudesse ser aplicada facilmente nas pestanas.
- A verdadeira revolução em termos de design teve lugar em 1957, pelas mãos de Helena Rubinstein. Foi ela quem criou uma máscara na forma de creme líquido encerrado num tubo com um aplicador anexado à embalagem.
- Esta abordagem inovadora acabou por ser adotada, e, um ano depois, a Revlon fabricou uma máscara que era vendida num frasco redondo com a forma exata que conhecemos hoje. Por fim, o aplicador passou a estar escondido no interior do tubo e libertou as mulheres da confusão causada pela utilização dos aplicadores que eram armazenados fora da embalagem de máscara.
- Parece que a Revlon foi a marca que menos temeu fazer mudanças e inovar. Em 1960, a Revlon foi a primeira marca a introduzir máscaras coloridas no mercado. Naturalmente, esta tendência foi rapidamente adotada por outros produtores.
- O nome do lápis preto de revestimento intenso “kohl” é uma herança dos nossos antepassados. No Antigo Egito, as pessoas costumavam revestir as pestanas e desenhar linhas nas pálpebras com a ajuda de uma mistura negra chamada kohl. Era uma combinação de mel e… excremento de crocodilo.
- A máscara mais famosa do mundo é a Great Lash da Maybelline. Foi lançada no início dos anos 1970 e a sua embalagem rosa e verde permanece inalterada desde então. Embora esta máscara não revista as pestanas de uma maneira ideal, é a máscara barata mais apreciada – um sucesso entre as adolescentes que não querem gastar muito dinheiro numa máscara.
- Dantes, as máscaras eram usadas para revestir as pestanas delicadamente (tornando-as mais escuras) e continham ingredientes controversos. As máscaras da atualidade são produtos de qualidade que não só revestem as pestanas como também cuidam e reforçam estes pequenos pelos.